segunda-feira, 14 de maio de 2012

Cantando Brel

Coisas boas em jornais

"No Mundo do espectáculo vale tudo menos fazer batota"
(Jacques Brel)


Jacques Brel fumando um cigarro na praia de Knokke na Bélgica, com o Casino ao fundo. Foto provavelmente de 1961, encontrada em gahetna. nl.

Em 31 de Janeiro de 1986, aconteceu em Lisboa um espectáculo que foi das coisas mais maravilhosas a que assisti na minha vida. Foi um espectáculo de homenagem a Jacques Brel, que se chamou "Cantando Brel" e a ideia partiu do Instituto Franco-Português, que convidou alguns dos maiores cantores e músicos portugueses. O espectáculo teve a participação de Carlos do Carmo, Teresa Silva Carvalho, José Mário Branco, Sérgio Godinho, Vitorino e Janita Salomé. 


 Cartaz e anuncio do espectáculo "Cantando Brel".


Depois de algumas reuniões para decidir com que músicos (que foram muitos e bons) se faria o espectáculo, quem canta, e o quê de Jacques Brel, lá chegaram a um consenso com a supervisão nos arranjos de José Mário Branco. Mas, creio que ninguém esperava o êxito que foi e quem lá esteve nunca esqueceu a emoção de ouvir aquelas canções por aquelas vozes. Houve duas que me ficaram na memória;  José Mário Branco a cantar  "Les Bourgeois" e Janita a cantar "Amsterdam". 


 Noticia no jornal Sete a anunciar o espectáculo .


Tive imensa pena que ninguém gravasse o espectáculo, mas sei de quem fez uma gravação pirata, mas há mais de 20 anos que não vejo essa pessoa. Recordo que fui ver o espectáculo com a minha amiga Emília Elias (que também já não vejo há anos) e que ambos vibrámos com aquilo que estava a acontecer, aquilo foi tão forte que quando acabou a parte dos portugueses, houve aplausos, gritos, pedidos para voltarem mas nada feito, havia a seguir a Juliette Gréco, que passados uns 45 minutos, quando tudo acalmou, fez um concerto muito curto porque também percebeu que ninguém estava com paciência para a ouvir depois de ter acontecido algo de mágico. Faltava dizer que tudo isto se passou na Aula Magna, o que foi pena, porque mais pessoas mereciam ter visto este extraordinário espectáculo .


As palavras de Viriato Teles e de Gérard Jouannest depois do espectáculo .





2 comentários:

  1. Desconhecia este espectáculo dedicado a Brel. Como vivo nos Açores... Se tivesse sabido teria dado um salto a Lisboa.
    Se o Francisco não se importar vou publicar no meu Blog
    http://cantodobrel.blogspot.pt/
    uma referência a este seu post.
    No meu blog pode encontrar toda a poesia de BREL traduzida para português, um capítulo sobre a passagem de Brel pelo Faial/Açores e notícias diversas que todos os dias se encontram na net sobre o Grand Jacques.

    ResponderEliminar
  2. Esteja à vontade para retirar e publicar o que quiser, Quanto ao seu blog já conhecia à bastante tempo e até está nos meus preferidos. Parabéns por ele e um abraço.

    ResponderEliminar